IAM- 170 anos

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Vocação Missionária: um chamado universal.

Diversas são as vocações e inúmeros são os vocacionados. Entretanto, todos têm uma vocação comum: a de acolher e cuidar da Vida que Deus confiou ao ser humano. Neste sentido encontramos em Dom Bosco a célebre frase: “A vida é um presente de Deus. O que fazemos dela é o nosso presente a Ele.”
Dentre as muitas vocações, destaca-se, aqui neste artigo, a vida Missionária como vocação universal, na qual, todos são chamados, desde o batismo, a unir-se a missão de Cristo na Igreja.
A vocação Missionária tem em primeiro lugar uma dimensão universal, além-fronteiras. Mas, sobretudo tem a dimensão do cotidiano, ad intra, integrante, de toda ação pastoral e evangelizadora dos discípulos de Jesus Cristo.
Ser missionário é acolher na própria vida as Palavras de Deus pronunciadas através das situações e pessoas que diariamente estão a nossa volta. Ser missionário é estar atento e ser sensível a necessidades dos irmãos mais desprovidos de bens básicos à sua subsistência. Ser missionário é ter um olhar amplo capaz de perceber as alegrias e sofrimentos do Mundo com os olhos de Deus. Ser missionário é estar disposto a tudo por amor a Deus e ao seu Reino.
Por tanto, o verdadeiro missionário de Cristo não se faz indiferente diante da beleza da vida. Também não é indiferente quando a vida é ameaçada! O verdadeiro missionário age como Jesus, “vê e tem compaixão”.
Neste mês de agosto somos chamados, vocacionados a assumir nossa missão recebida no batismo e participar da missão de Cristo e da Igreja! Que Maria mãe de todos os povos nos ajude hoje e sempre a responder sim a missão a qual Deus nos confia!

Ir. Heide Teixeira dos Santos




Nenhum comentário:

E fazer do mundo uma só família no amor