IAM- 170 anos

sábado, 4 de outubro de 2014

Lar Padre Jacó sedia o Congresso da IAM

Lar Padre Jacó sedia o Congresso da IAM
Aconteceu no dia 27 de setembro de 2014,o I Congresso da IAM (Infância e Adolescência Missionária) de Itajaí. Fizeram-se presentes os grupos das cidades de Penha, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Blumenau, e representantes coordenadores da cidade de Joinville, Evaldo e Arthur.
          As delegações foram recepcionadas, no Lar Padre Jacó. Assim que os grupos foram chegando, cada participante recebeu o crachá de identificação e uma folha para responder um enigma, onde era colocado o nome, com o objetivo de participar dos sorteios que iam acontecendo ao longo do encontro.
         Às 14h 10min, teve  início a missa, que foi celebrada pelo padre Josemar da Silva e o diácono Evaldo, da paróquia São Vicente .As crianças e coordenadores de grupos, realizaram a procissão de entrada, apresentando os símbolos que os identificam como grupo da IAM: As bandeiras dos continentes, as imagens dos santos padroeiros: Santa Terezinha do Menino Jesus, e São Francisco Xavier, o globo, o terço o cofrinho e várias faixas com o tema e o lema do encontro. Todas as comunidades presentes tiveram um momento especial de participação na missa.
Terminado esse forte momento de oração, aconteceu a apresentação dos grupos, o mesmo deu-se através do grito de paz. Esta animação foi conduzido pelo Padre Josemar. Após a apresentação das delegações, a Coordenadora do grupo da Infância da paróquia Dom Bosco, Carla, conduziu o momento de integração, onde as crianças receberam bolões com as cores dos continentes. Dentro de vários se encontrava tarefas, na medida em que essas eram respondidas as crianças recebiam seus prêmios.
Depois do lanche, todos retornaram ao salão, para a apresentação do teatro: “O boi de mamão”. Este tempo de lazer foi um brinde da comunidade da paróquia São João, grupo ensaiado pela coordenadora geral da IAM, Maria de Fátima Guimarães. Um lindo espetáculo. Momento em que houve muita atenção por parte de todas as crianças participantes.
O próximo passo foi a oração do terço vivo. Todos receberam um boneco com as cores dos continentes e na medida em que iam rezando o terço o boneco era destacado. O mesmo teve como intenção especial, rezar por todas as crianças do mundo.
Quase encerrando o encontro, todas as crianças e adolescentes realizaram a troca dos presentes que haviam previamente preparado em casa. Uma forma dinâmica de  maior conhecimento e integração entre todos. Percebia-se a alegria em cada rosto, a satisfação de terem conhecido novos amigos. Já no pátio, aguardando a hora do retorno às comunidades, aproveitaram do tempo para realizar jogos de futebol , futsal e vôlei.
                                                        I.Iara Poffo

E fazer do mundo uma só família no amor